quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Música Africana


   Outro dia recebi um telefonema da Jerusa, ela me falava que estava escrevendo uma matéria sobre música africana para universidade e que o Dj Fausto (um amigo com quem faço discotecagem nas festas da Kizomba Batuqueir@ e do 3 Mundo Festivo?) havia lhe passado meu telefone, perguntou se eu poderia ajuda-la. Seu pedido me deixou pensativo, pois apesar de ser apaixonado pela cultura africana e afrodescendente espalhada pelo mundo, nunca parei para sistematizar este conhecimento que é empírico para mim. Refleti que o tema música africana (como quase tudo que se refere aos saberes de povos negros) é muito amplo e isto, sem cogitar a música afrodescendente. Vejamos por exemplo o aspecto linguístico, tem países no continente africano que falam mais de cem idiomas, fato que por si indica um número muito grande de etnias somente num mesmo país.
   Se não me falha a memória, desde o Século IX do calendário cristão a diversidade é uma característica marcante na vasta região subsaariana, integrava a estratégia dos povos locais para resistirem ao avanço de povos árabes pelo norte do continente. Formaram-se federações com o comando político exercido por grupos étnicos majoritários e unidade na luta de resistência, mas respeitando-se identidade de cada nação.
   A solicitação da Jerusa me deu um nó! Por onde começar a falar sobre a música de um vasto continente que tem seus filhos espalhados pelo mundo, influenciando todos os aspectos da vida no planeta? Que tem como valor introjetado a valorização da riqueza da diversidade. Pensei: É... infelizmente, no momento, não disponho de tempo para tal empreitada... mal consigo escutar um pouco de afrobeat, kizomba, zouk, soukous e semba, meus ritmos preferidos de africa, fora o samba, o afoxé, o reggae, o funk, o soul, o rap, o maracatu, a ciranda, o forró, o jongo, o congo, o côco, o carimbó, a salsa, a rumba, a cumbia, o charme... Decidi invocar umas Anansis Afrofuturistas e resolver três situações de uma cartada só: Deixar uns links de músicas que estou devendo para o blogger, ajudar a Jerusa e disponibilizar algumas informações para quem desejar. Se quiserem garimpar, píca-le por debajo de:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário